top of page
Design sem nome.png

Consumo Consciente: por que é importante repensarmos os nossos hábitos?

Instituído pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, o Dia do Consumo Consciente é celebrado em 15 de outubro para lembrar e alertar a população sobre os riscos e consequências advindos dos padrões de consumo exagerados, desnecessários e insustentáveis que são exercidos pela sociedade.

Esse comportamento compulsivo ou consumista gera impactos sociais, econômicos, ambientais e políticos que muitas vezes são irreversíveis, colocando em xeque a sobrevivência da humanidade e das demais espécies que vivem na Terra, visto a inviabilidade de manter a habitabilidade do planeta em concomitância com tal estilo de vida. Neste sentido, é válido questionar: por que isso acontece e até quando o planeta suportará a pressão das ações antrópicas?

Em primeiro lugar, é importante entendermos que esse comportamento deriva de fatores tanto sociais quanto culturais, pois a sociedade capitalista, em geral, é pautada pelo desejo e pela necessidade de sempre ter tudo e ter muito para transparecer sua condição financeira e sua classe social (bem na linha “I want it, I got it” viu, Ariana Grande?). Portanto, esse sistema econômico apresenta massiva industrialização, produção, consumo e, consequentemente, descarte (já pensou se tem espaço para tudo isso e se eles recebem a destinação correta?). Dessa maneira, exige-se muito dos recursos naturais - mais do que eles são capazes de se renovar - e com a união da obsolescência e do luxo, tem-se uma bola de neve de problemas que findam na sobrecarga da Terra, nas mudanças climáticas e em tantas outras consequências desastrosas.


Consequências das mudanças climáticas. (Portal Ciência & Consciência)


Por fim, é sabido que o nosso atual padrão de consumo é insustentável e que precisamos agir urgentemente para que as modificações positivas ocorram e o planeta se mantenha preservado para as próximas gerações. Para tanto, existem muitas “pequenas” coisas que podemos fazer, como: repensar e reduzir o consumo desnecessário de bens materiais, recusar produtos e serviços que não praticam e não apoiam ações sustentáveis, priorizar o que condiz eticamente com os seus princípios e valores e atentar-se às notícias e novidades relacionadas ao tema.

Lembre-se: a conscientização é a chave para essa mudança e, logo, se somos os responsáveis por causar, também somos os responsáveis por mudar.


Dica de documentários brasileiros sobre mudanças climáticas e disposição de lixo, respectivamente:


Agradecemos por ler até aqui e, se gostou, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais! Abraços e até logo!


Nosso instagram:ejbiomas

Nosso linkedin:BIOMAS

 
 
 

Comentários


bottom of page