top of page
Design sem nome.png

Empreendedorismo e meio ambiente: O que significa ESG e qual a sua importância?

Você já ouviu falar em ESG? Esse não é um tema muito novo, mas que vem crescendo cada vez mais no mundo corporativo (a sigla atingiu em 2021 seu nível mais alto de interesse em 16 anos, segundo o Google Trends), sendo de grande relevância em pautas da sociedade, dos conselhos de administração de empresas e influenciando as tomadas de decisões de investidores por todo o mundo.



A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português) e tem sido uma resposta das empresas frente aos desafios da sociedade, principalmente frente à geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Desse modo, torna-se uma forma das empresas mostrarem responsabilidade e comprometimento para com seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.

Sendo assim, o ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que define se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada e ainda é como um norte para a mesma nesse quesito. Os seus três pilares são utilizados como critérios para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial e uma visão para além das métricas financeiras. Mostrando assim, se a empresa tem consciência sobre o seu papel na sociedade, enquanto empregadora e agente social e diante do seu impacto no meio ambiente.


Mas o que cada pilar significa?


O pilar Ambiental diz respeito, como o próprio nome indica, às ações da empresa que estão voltadas para reduzir o impacto ambiental de suas operações. Nesse sentido, se ela se preocupa com questões como aquecimento global, em reduzir a pegada de carbono e na gestão de resíduos.

Já o pilar Social, aborda a forma como a empresa trata seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. Essa parte social se refere às políticas e relações dentro do ambiente de trabalho, boas práticas de proteção de dados, relações com a comunidade em geral, direitos humanos, diversidade e inclusão nas organizações.

No pilar de governança estão as práticas de gestão corporativa, tratando de temas como a formação do conselho, a ética e a transparência nos negócios, garantia de remuneração justa e racional, discriminação e preconceito, e a promoção da diversidade também no conselho.


Quais a vantagens do ESG?


Dados apontam que empresas com equipes executivas diversificadas em termos de gênero têm mais chances de melhorar a performance na indústria. Além disso, que empresas que são percebidas pelos funcionários como mais diversas em gênero têm mais chances de superar o desempenho financeiro.

Um ponto muito importante é o lado dos investimentos, pois os fundos que adotam uma estratégia baseada em uma agenda alinhada com ESG estão aumentando sua rentabilidade. Além de que as novas gerações estão mas ligadas nesse assunto e é possível que seja a forma que o mercado será conduzido daqui para a frente. Especialistas também afirmam que empresas que são focadas em ações de ESG são mais estáveis financeiramente, porque seus colaboradores são mais engajados e a empresa tem mais preparo para lidar com situações inesperadas.


Portanto, as práticas de ESG contribuem tanto para o funcionamento e crescimento das empresas, como com a comunidade e o meio ambiente. Sendo assim, está sendo cada vez mais fomentado essa cultura corporativa que tenha propósito para além do lucro e que priorize seus consumidores, colaboradores e a comunidade e ambiente em que estão inseridos. E junto a isso, os investidores voltam seus olhares às empresas que cumprem o ESG, visando as oportunidades que a sustentabilidade tem gerado.



Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e continue nos acompanhando por aqui!

Nossas redes:


 
 
 

Comments


bottom of page