Fragmentação de populações - Consequências Ambientais
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 24 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
A fragmentação é um processo, que ocorre naturalmente no meio ambiente, porém começou a ser preocupante: as ações dos seres humanos intensificaram de forma rápida esse processo. A fragmentação corresponde às alterações de um habitat natural, onde os espaços naturais estão em constante modificação, mas as atividades socioeconômicas humanas estão causando uma enorme preocupação. O processo de desmatamento em áreas florestais leva a formação de fragmentos isolados que funcionam como “ilhas” de mata cercadas por hábitats não-florestados.
Em algumas situações esse processo de formação dos fragmentos é natural e a zona de transição entre os fragmentos e os habitats não florestais é menos abrupta. Com a grande fragmentação dos meios naturais torna-se mais difícil a preservação da natureza, pois a fauna e flora sofrem diretamente com esse problema.

Habitat fragmentado. Foto: Ecologia para todos
As maiores causas da fragmentação florestal acelerada são: desmatamento; supressão das florestas por meio de queimadas; exploração agropecuária, que substitui os remanescentes florestais por pastagem; práticas agrícolas cada vez mais mecanizadas; padrão da estrutura fundiária, que dificulta a proteção das florestas; urbanização desordenada; pressão do turismo comercial; caça e pesca.
A fragmentação limita o potencial de dispersão e colonização de uma determinada espécie. Os animais que lá vivem não mais podem andar livremente em busca de novas áreas, já que existe uma barreira que os impede de se deslocarem. Isso ocorre também com sementes de plantas, que podem ser dispersas pelo vento ou por animais, especialmente os frugívoros. Um animal, ao tentar cruzar uma área livre, pode aumentar e muito suas chances de ser predado.

Fragmentação do Cerrado. Foto: Cerrado te quero bem
A capacidade de forrageamento dos animais também é comprometida. Muitos animais alimentam-se e buscam recursos em locais diferentes de acordo com o período do ano, e, para isso, precisam deslocar-se livremente. A fragmentação de habitats impede esse deslocamento, comprometendo essa capacidade que é fundamental para a sobrevivência da espécie.
A fragmentação atinge diretamente as populações que vivem dentro das florestas, mudando o habitat dos animais, mudando sua forma de viver, fazendo com que eles tenham que se adaptar em um novo local, muitas vezes menor do que eles estavam acostumados.
Esse é um processo que acontece naturalmente, mas com o tempo ela foi acelerada de uma forma exorbitante, causada por ações humanas, fruto de um sistema que visa a exploração do meio ambiente, sem pensar nas consequências, esquecendo que o homem também faz parte e precisa da natureza para sobreviver.
A ação do homem sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais insustentável e destrutiva, causando todos os problemas que foram abordados neste trabalho, podemos ver que a natureza virou uma fonte comercial, para obtenção de lucros, custe o que custar.
Gostou da leitura? Compartilhe com seus amigos e nos acompanhe nas nossas redes sociais! Abraços e até a próxima!!!
Comments