Gestão de resíduos na sociedade brasileira
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 27 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Quando é discutido o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais, o Brasil está em desvantagem, visto que além do desmatamento desenfreado de nossos biomas naturais, como o Cerrado e a Mata Atlântica, há também uma grande geração de resíduos gerados pela sociedade, que, unido com o seu manejo incorreto e a falta de investimentos públicos no tratamento dos resíduos, vêm contaminando solos e rios, sujeitando a população à doenças e inviabilizando a utilização de áreas contaminadas.

Foto: Rede Asta
É necessário salientar que o meio ambiente é prejudicado direta e irreversivelmente pelo descarte incorreto dos resíduos acarretado pela má gestão. Os resíduos são em grande maioria lançados erroneamente, onde podem atingir nascentes de rios, mares e ecossistemas, além disso, muitas vezes os resíduos tem o seu descarte final em locais inadequados, como em lixões a céu aberto, o que contamina o ar, solos e até lençóis freáticos. Assim, ocorrem grandes desequilíbrios ambientais, alterando a fauna e a flora profundamente. No entanto, o consumismo continua sendo incentivado pelas grandes empresas, e as pessoas compram e descartam seus produtos sem um maior discernimento, possivelmente pela ingenuidade ao dano que estão causando.

Foto: O Globo
Portanto, é imprescindível que ocorram melhorias quanto ao incentivo e desenvolvimento das práticas ligadas ao gerenciamento de resíduos, sendo fundamental que o Ministério do Meio Ambiente e os das Cidades trabalhem em conjunto para viabilizar a construção de aterros sanitários com usinas de transformação do gás metano produzido em energia, como forma de amenizar o impacto ambiental. Um outro ponto importante é a adesão de outras Prefeituras a programas como o Lixo Zero do Rio Janeiro, que seria bastante útil para limpeza urbana, multando quem joga lixo nas ruas. A sociedade, por sua vez, deve se mobilizar em redes sociais, com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de reutilizar, reduzir e reciclar o lixo doméstico. É extremamente benéfico para o meio que haja uma ação conjunta da população com o poder público para diminuir o acúmulo de resíduos sólidos.

Foto: DreamStime
Gostou da leitura? Compartilhe com seus amigos e nos acompanhe nas nossas redes sociais! Abraços e até a próxima!!!
Nosso Instagram: @ejbiomas
Nosso Facebook: BIOMAS Gestão e Educação Ambiental
Nosso LinkedIn: BIOMAS
Comments