top of page
Design sem nome.png

IBAMA: o que é e sua importância

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é considerado uma autarquia federal (entidade autônoma, tendo seus próprios recursos para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada), sendo vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).


Por lei o IBAMA possui atribuições principais, de acordo com o Art. 5º da Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007:


I. Exercer o poder de polícia ambiental;

II. Executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e

III. Executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.


Foto: Portal dos Órgãos Públicos


No exercício de suas funções o IBAMA pode articular com outras instituições da administração pública federal, direta ou indiretamente, sendo dos estados, distrito federal e municípios que fazem parte do SISNAMA ( Sistema Nacional do Meio Ambiente).

Nesta tabela nós temos o planejamento do como funciona o IBAMA, apresentando sua missão e visão principal. As outras informações contidas na tabela são objetivos estratégicos, separados em 4 perspectivas: Resultados, foco de atuação, governança e eficiência administrativa.

Foto: gov.br


Gostou da leitura? Compartilhe com seus amigos e nos acompanhe nas nossas redes sociais! Abraços e até a próxima!!! Nosso Instagram: @ejbiomas Nosso Facebook: BIOMAS Gestão e Educação Ambiental Nosso LinkedIn: BIOMAS

 
 
 

Comments


bottom of page