O que são as PANCs?
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 23 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
As PANCs são as chamadas plantas alimentícias não convencionais, e incluem plantas que geralmente não estão na dieta comum das pessoas, seja por não conhecer essas plantas ou pela falta de costume. São consideradas também, as plantas que são subaproveitadas, como é o caso da bananeira, assim como além dos frutos, é possível aproveitar corações ou umbigos, os mangarás.
Elas não são comercializadas em mercados com frequência, por isso é difícil encontrá-las nesses locais, e além disso, algumas das PANCs crescem como erva-daninhas, pois são ruderais, e acabam crescendo de forma espontânea juntamente à outras plantas em seus vasos e hortas. Por isso é importante saber identificá-las, aprendendo a diferenciá-las das que realmente não são alimentícias e que não tem serventia.

Exemplares de algumas PANCs. Foto: Olhar Turístico
Antigamente, seu uso era mais comum e elas faziam parte da dieta dos moradores, em especial daqueles da zona rural, mas com o passar do tempo e o aumento das moradias na cidade, tornou-se cada vez menor o costume de incluir essas plantas na dieta do dia-a-dia. A vantagem que as PANCs oferecem está relacionada com sua rusticidade e capacidade de crescer espontaneamente, sendo assim, elas tornam-se menor alvo de pragas e demandam menos cuidados, pois apresentam maior resistência.
E afinal, quais plantas estão incluídas entre as PANCs e podem ser consumidas? Confira a seguir alguns exemplos:
Dente-de-leão

Dente-de-leão. Foto: Gerson Rodrigues, Pixabay
Pode não parecer, mas essa planta pode ser usada como alimento! Ele é rico em vitaminas, como a A e a C, além de ter muito fitonutrientes, suas folhas e flores podem ser consumidas.
Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis. Foto: UOL
Essa planta possui folhas que são comestíveis, e são fonte de fibras, proteínas, ferro e de magnésio, ela pode ser utilizada no controle da fome e na prevenção de prisão de ventre e outras doenças, como gripe e obesidade. Elas possuem uma textura lisa e sabor adocicado, e pode ser consumida cozida, seja no vapor, refogada, em tortas e omeletes, etc.
Peixinho-da-horta

Peixinho-da-horta. Foto: Wikimedia
É conhecido também como peixinho, lambari-de-folha, lambarizinho e seu nome científico é Stachys byzantina, e ele é facilmente encontrado em regiões de clima temperado como uma planta ornamental, mas pode ser consumido de diversas formas, seja frito, à milanesa ou empanado, com uma textura e sabor que lembra peixe frito, por isso o nome. Para usá-las é necessário higienizar muito bem, para retirar as impurezas de suas folhas aveludadas.
Taioba

Folha de taioba. Foto: Ateliê das hortas
Esse vegetal é fonte de fibras, benéfica para a saúde do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e vitaminas, além de ajudar no combate de gripes e resfriados. Ela tem o nome científico de Xanthosoma taioba, e pode ser ingerida cozida, usada em refogados e ensopados, por exemplo.
Utilizar as PANCs na alimentação cotidiana é uma boa saída para uma dieta mais nutritiva e saudável, pois elas possuem altos valores nutricional, com muitos minerais, antioxidantes, fibras e proteínas, bem mais quando comparadas às de plantas domesticadas, além de que elas poder ser usadas em saladas, in natura, em sucos e em preparos mais elaborados. Vale ressaltar que é muito importante, antes de tudo, estar atento e usar apenas plantas que possuem componentes conhecidos por você, a fim de evitar qualquer tipo de intoxicação.
Além disso, muitas dietas veganas e vegetarianas incluem as PANCs, pois elas conseguem suprir grande parte dos nutrientes necessários na dieta, sendo, portanto, uma alternativa mais sustentável, que pode ser cultivada organicamente e em casa, sem precisar de agrotóxicos pela sua grande resistência à pragas.
Gostou da leitura? Compartilhe com seus amigos e nos acompanhe nas nossas redes sociais! Abraços e até a próxima!!!
Nosso Instagram: @ejbiomas
Nosso Facebook: BIOMAS Gestão e Educação Ambiental
Nosso LinkedIn: BIOMAS
Commenti