Os três "Rs" da Sustentabilidade
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 23 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualmente um termo muito usado e muito falado é a sustentabilidade, que consiste em compreender a preservação e manutenção do meio ambiente, com o objetivo de garantir que as necessidades de futuras gerações não sejam prejudicadas pelo uso irrefreável dos recursos naturais que nos são ofertados. Para que essa preservação seja realmente aplicada são necessárias algumas ferramentas, entre elas estão os três R’s da sustentabilidade.
Essa ferramenta possui esse nome pois engloba a Redução, Reutilização e Reciclagem. O objetivo dessa prática é minimizar o impacto que o desperdício de materiais e produtos que provém de recursos naturais e também poupar a natureza de extrações inesgotáveis. Nesse texto vamos explicar melhor como funciona essa ferramenta.

Os pilares da Sustentabilidade: os três "Rs". Foto: Piramidal.
Reduzir
Consiste em ações que vão reduzir o consumo de bens e serviços, com o objetivo de diminuir a geração de resíduos e por consequência a redução do desperdício. Engloba desde a utilização de produtos até o racionamento de recursos (água, energia, combustíveis, etc.). Aqui é necessária a análise do que é realmente necessário, de quais produtos são essenciais e quais podem ser substituídos e também o uso racional de recursos.
Exemplos:
- Utilizar sacolas retornáveis ao invés de sacolas plásticas nos supermercados;
- Preferir copos e materiais reutilizáveis ao invés dos descartáveis;
- Consertar objetos ao invés de jogá-los fora e comprar novos;
- Conter o consumismo desenfreado de produtos não úteis.
Reutilizar
Com a evolução da sociedade e a fabricação de produtos em larga escala instaurou-se uma cultura de consumo desenfreado e por consequência o descarte de muitas coisas que poderiam ser reutilizadas. Nesse R temos como objetivo oferecer um novo propósito para itens que seriam jogados no lixo, essa prática contribui com a redução do uso de matéria prima, energia e água que seriam necessárias para fabricação de novos produtos e consequentemente reduz o descarte de bens de produção e a poluição do meio ambiente. Em resumo o reutilizar tem como objetivo usar novamente tudo o que pode ser utilizado.
Exemplos:
- Aproveitamento de latas para a confecção de um porta-lápis;
- Garrafas plásticas podem ser utilizadas para fabricação de pequenos assentos;
- A água empregada na lavagem de roupas pode ser reutilizada na lavagem do quintal ou até da casa.
- Um móvel ou aparelho quebrado pode ser consertado ao invés de ser jogado fora.
Reciclar
Por último e não menos importante temos a ferramenta da reciclagem, onde os produtos que não puderam ser reutilizados são descartados corretamente e passam por um processo de transformação física ou química para a produção de novos bens de consumo. Além de ser funcional para o meio ambiente, essa ferramenta gera empregos para a população e contribui para a diminuição da pobreza.
Exemplos:
- Papéis velhos podem virar um novo papel reciclado;
- O plástico pode ser derretido e transformado em um plástico novo;
- Pneus de carro podem ser reciclados e transformados em borracha, que é utilizada para outros fins.
- Latas velhas podem ser transformadas em alumínio, este empregado como matéria-prima.
Tendo em vista que essas ações são de grande importância na aplicação da sustentabilidade de forma prática no dia-a-dia, incentivamos o exercício das mesmas, pois em conjunto elas fazem total diferença na construção de um futuro melhor e mais ecológico.
Gostou da leitura? Compartilhe com seus amigos e nos acompanhe nas nossas redes sociais! Abraços e até a próxima!!!
Comments