Processo seletivo: o que é e dicas para você ir bem!
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 9 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Olá, leitor!
Você sabe o que é um processo seletivo e como passar por ele de forma eficiente?

Um processo seletivo nada mais é que um conjunto de técnicas utilizadas para selecionar pessoas que querem ocupar determinada posição. É uma seleção que acontece em etapas e por meio dela é possível identificar se elas têm as qualidades e habilidades exigidas pela empresa. Muitas pessoas, principalmente os jovens, estão em busca de uma colocação no meio profissional. Seja um estágio, programa de trainee ou cargo inicial, independentemente do tamanho da empresa e do cargo a escolha do melhor candidato sempre é feita por um processo seletivo.
Em breve a BIOMAS vai abrir as inscrições para o Processo seletivo 2021.01 e por isso decidimos ajudar quem se interessa em participar, sendo que também vale para outros tipos de processos seletivos. Escolas, universidades, cargos públicos e empresas privadas usam os processos seletivos para conhecer as competências técnicas e as características comportamentais das pessoas e optarem pelo candidato ideal. E mesmo que nem todos sejam iguais há formas básicas de se preparar para passar por eles, então fique ligado no texto!
Para quem ainda não tem muita experiência profissional, geralmente é levado em conta o potencial do candidato, sua formação e os aspectos comportamentais. Por isso, em muitos casos o futuro profissional será avaliado em entrevistas e dinâmicas de grupo. Nesses momentos o recrutador observa como a pessoa articula suas ideias, trabalha em equipe, lida com prazos e restrições, lidera ou é liderado. Segue algumas dicas para você se dar bem em um processo seletivo.
Saiba falar sobre si mesmo

É comum recrutadores pedirem para o candidato falar um pouco sobre si, sua experiências, aspirações e também podem perguntar sobre os seus defeitos. Mas não fique com medo de falar sobre eles! Todo ser humano possui defeitos e os recrutadores querem com isso uma demonstração de que o candidato se conhece bem, sabe quais são seus pontos fracos (ou pontos para melhorar) e o que está fazendo concretamente para superar esse obstáculo.
Seja sincero!
Quando estiver conversando com o recrutador, procure manter-se calmo e falar com clareza quando for questionado. Não minta, pois quando mentimos nosso corpo demonstra isso através de gestos e, mesmo em tempo de entrevistas remotas, os recrutadores sabem identificar. E ainda caso você consiga o cargo, essa mentira pode ser um problema para você no futuro.
É muito importante falar e escrever bem
Ter domínio da fala e escrita e saber isso de forma correta, causa boa impressão e demonstra que o candidato sabe se expressar. Os recrutadores podem pedir para explicar porque a empresa deve contratar você, ou para que você conte suas experiências profissionais passadas.
Saiba trabalhar em grupo
Essa é uma das características mais observadas, geralmente. Você deve mostrar seus talentos e conhecimentos durante o processo seletivo, mas é preciso ter cuidado para não “atropelar” os colegas numa dinâmica em grupo. Os recrutadores observam a sua capacidade de trabalhar em equipe e assim é preciso conseguir deixar as pessoas se expressarem normalmente ao mesmo tempo que apresenta seus próprios traços de liderança. Portanto, não é bom demonstrar uma postura passiva, que não colabora e não expressa suas opiniões, se envolva nas tarefas expondo suas ideias de forma respeitosa e confiante.
É essencial conhecer a empresa que está oferecendo o cargo!
É possível que numa entrevista os recrutadores queiram saber por que você quer trabalhar na empresa. É uma coisa simples, mas por trás existe a vontade da empresa de encontrar profissionais com valores alinhados aos seus. Dessa forma, você precisa pesquisar tudo o que puder sobre a empresa, desde setor em que ela atua, suas características, seus desafios, conhecer a história e os valores da empresa, assim como sua missão e visão de futuro. Isso pode fazer você se destacar no processo ou pode até mesmo ser de caráter eliminatório.

Essas são apenas algumas formas que as empresas encontraram para chegar a novos talentos, e a maioria está em constante modificação. Nenhum processo seletivo é perfeito, então não é uma boa ideia ficar tentando adivinhar o que os recrutadores procuram. O melhor a se fazer é ser criativo, ousado, mas principalmente ser você mesmo!
Nosso instagram: ejbiomas Nosso facebook: BIOMAS Gestão e Educação Ambiental Nosso linkedin: BIOMAS





Comentários