Qual a importância das florestas?
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 16 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Neste sábado, dia 17 de Julho, comemoramos o dia nacional de proteção às florestas e, também, é o dia do Curupira - personagem do folclore brasileiro responsável por proteger as nossas florestas! É claro que, se existe uma data própria para discutirmos a proteção das florestas e uma figura marcante do folclore só pra isso, as nossas florestas são de grande importância! Mas por quê? Você sabe porquê devemos, de fato, proteger as florestas?
O Serviço Florestal Brasileiro, com base em pesquisas do IBGE, demonstrou que, no Brasil, 500 milhões de hectares são cobertos por florestas (não é pouco, não!). Tendo tanta floresta assim em nosso território, não podemos negar que elas possuem muita influência na nossa vida, garantindo processos biológicos, atuando no fornecimento de recursos naturais, e possuindo grande importância ecológica, econômica e também social.

As florestas são muito importantes para o ciclo da água, atuando na purificação, disponibilidade e precipitação desse recurso, sendo cruciais para a proteção de todos os corpos hídricos. O bom regime de chuvas que existe em áreas florestais são responsáveis pelo abastecimento de bacias hidrográficas, pela infiltração no solo e alcance de lençóis freáticos, rios e mares. A água que chega a esses corpos passa por um processo de purificação com todos os elementos que estão inseridos no solo da floresta e que funcionam como uma “peneira” (folhas secas, microrganismos, etc.). Além disso, parte da água precipitada retorna à atmosfera através da evapotranspiração.
É claro que todo esse ciclo controlado que reduz a perda de água no sistema, só ocorre em plenitude dependendo da vitalidade das florestas, por isso é essencial manter a integridade dessa vegetação para conseguir qualidade na água. Pense assim: se existem falhas significativas na cobertura vegetal de um ambiente em que são frequentes as chuvas, a disparidade no armazenamento e a absorção de água da chuva (com evapotranspiração e sistema radicular de absorção prejudicada) aumentarão o escoamento superficial e o assoreamento dos cursos d’água. Vê que a floresta, em si, é subsistente e, em grandes proporções, também dispõe de benefícios para nós?!!!!

Para além de pensarmos a importância das florestas na contenção da concentração de CO2 e no regime de chuvas - que diretamente influenciam em uma melhor qualidade de vida para os seres vivos-, elas também possuem importância indireta na vida humana. As florestas são componentes essenciais na economia e na ciência. Quando analisada sua grande biodiversidade, fornecem recursos genéticos e locais de pesquisa que são intimamente influentes para a alimentação humana, produção de fármacos e novas tecnologias (a partir de plantas medicinais, por exemplo). São fornecedoras de recursos madeireiros, matérias-primas para indústria e combustíveis (celulose, produtos florestais - como a cortiça, frutos, etc.). Esses produtos florestais não madeireiros, inclusive, garantem a subsistência de muitas comunidades tradicionais que vivem no interior ou próximo dessas florestas e que dependem exclusivamente dela.

Já deu pra entender porquê as nossas florestas são tão importantes, não é?! Somente com elas podemos garantir a proteção do solo com muita matéria orgânica, estabilidade térmica e umidade, a compostagem de nutrientes em um ambiente periódico, a alimentação de animais silvestres, a redução do efeito estufa (com a contenção de CO2 pelas árvores no processo fotossintético), a manutenção da biodiversidade e a existência da humanidade através de vários fatores já listados!
Infelizmente, todos sabemos que os episódios de desmatamento são cada vez mais frequentes em todo o mundo, e muitas vezes não os associamos com nosso próprio malefício a médio e longo prazo. A floresta é mantenedora da vida, e é por isso que devemos focar na sua preservação, não só buscando visibilidade no dia 17 de Julho, como também lutando pela sua continuidade e resguardo todos os dias do ano!
Nosso instagram: ejbiomas
Nosso facebook: BIOMAS Gestão e Educação Ambiental
Nosso linkedin: BIOMAS
Kommentare