Qual a relação da arte com o meio ambiente?
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 30 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Olá, leitor!
Você já deve saber que a arte é reflexo da sociedade vigente, sua cultura, desvios e questões. Ela existe, fundamentalmente, como expressão da realidade, sejam das mazelas ou sucessos de um povo, por exemplo. Nesse sentido, o meio ambiente, como parte de um todo que compõe nosso cotidiano, é um objeto de estudo da arte, que vai promover reflexões sobre os problemas ambientais e sociais!
Além disso, uma vez que reconhecemos o poder da arte, ela também pode ser utilizada como mecanismo de alteração da nossa realidade. Podemos ver, por exemplo, a influência que um design com uma arte apelativa nas redes sociais, uma propaganda em outdoor, ou uma escultura estacionada do meio de um centro comercial exerce sobre a população de forma singela e significativa. Com pouco pensar, concluímos que a arte pode incentivar comportamentos e ideais, imperceptivelmente, ou, de modo proposital, se fazer refletir.
Um exemplo disso é o que chamamos hoje de arte ambiental: uma ligação da arte com o meio ambiente, que integra nas obras um teor crítico para os problemas que enfrentamos e que envolve a natureza que nos cerca. Olha só algumas obras nessa temática:

Obra de Bordalo II, produzida a partir de sucata

Obra de Alejandro Durán, em que denuncia a devastação da natureza selvagem do Caribe.
A reciclagem - ato de transformar um produto que seria ou já fora descartado em algo útil novamente - é atualmente uma forma crítica de se fazer arte. Geralmente, utiliza-se de objetos descartados para promover uma reflexão sobre preservação ambiental e buscar uma conscientização sobre a nossa excessiva produção de lixo e sobre o que será do nosso futuro.
Devemos lembrar que a reciclagem como forma de arte não está presente somente em grandes galerias de arte ou museus! A reciclagem também está muito próxima de nós, por exemplo, através do artesanato - muito comum no cotidiano das pessoas do interior, principalmente. O artesanato, aliás, é uma fonte de renda para muitas pessoas no nosso país!
Atualmente, chamamos de Ecoarte produções artísticas que buscam promover educação ambiental, se preocupam com o meio ambiente local e global, e visam a coexistência simbiótica da gente com o ambiente. Esse tipo de arte pode ser produzido com materiais reciclados ou naturais.
O canal “Ecoarte - Jairo e Margaret”, no Youtube, mostra várias opções de reciclagens pro nosso dia a dia!!! Você pode conferir e começar a colocar em prática a ecoarte!
A BIOMAS possui um curso de Ecoarte: artesanato com bagaço de cana, que traduz bem o conceito de arte e meio ambiente, além da possibilidade de ser uma fonte de renda! Assista nossa aula introdutória ao curso e gratuita, clicando aqui! E, se você tem interesse, para saber mais informações e até mesmo adquirir o curso, clique aqui.
Quando paramos para pensar nessa relação de arte e meio ambiente, percebemos que a arte passa por um constante processo de ressignificação e, é nada mais que um mecanismo político, social e ambiental do qual todos nós detemos. Por esse motivo, a BIOMAS te convida a repensar novamente a sua produção de lixo e a optar pela reciclagem sempre que possível, apoiando e participando dos métodos do seu bairro/município e produzindo ecoarte!!!
Muito obrigado pela atenção até aqui! Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos e propague boas práticas sustentáveis! Além disso, não se esqueça de nos acompanhar nas nossas redes sociais. Até mais!
Nosso instagram: ejbiomas
Nosso facebook: BIOMAS Gestão e Educação Ambiental
Nosso linkedin: BIOMAS
Comments