Reciclagem e coleta seletiva: como podemos ajudar e como é feita
- Biomas Gestão e Educação Ambiental
- 23 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2020
Olá, leitores sustentáveis!
No dia 17 desse mês comemoramos uma data importantíssima e se você nos segue nas redes sociais já sabe que estou me referindo ao DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM. Inspirados pela data e motivados em fazer parte de uma sociedade engajada com o meio ambiente, nós da BIOMAS decidimos explorar mais esse assunto, que todo mundo conhece, mas ainda é deixado de lado por muitas pessoas e é permeado por algumas dúvidas.

Não é novidade pra ninguém que nós, enquanto sociedade, produzimos toneladas de “lixo” e que isso gera inúmeros problemas para o planeta, mas existe uma parte desses resíduos, que pode ser reaproveitada e aí que entra a reciclagem. A reciclagem nada mais é do que transformar esses materiais em matéria-
prima para gerar um novo produto. Dessa forma, reciclar permite reduzir o acúmulo de uma boa quantidade de resíduos sólidos que iriam para aterros sanitários ou ainda descartados de forma irregular a céu aberto (sim, estamos em 2020 e isso ainda acontece). Além disso, a reciclagem ainda reduz o consumo de recursos naturais e energia para produção de novos produtos.
“Nossa, muito bom! Só vantagens, né?”. Sim, maaaas tem um problema: apesar da reciclagem ser reconhecida como indispensável e existirem leis que tratam desse tema, existe muito resíduo por aí que não está sendo descartado da maneira como deveria para se tornar um produto novíssimo em folha, seja por negligência, por falta de informação ou consciência. Segundo dados do Banco Mundial, das 10,3 milhões de toneladas de plástico que são coletadas (91% do total que produzimos), apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas!!!
Esse é um trabalho que necessita da contribuição de todo mundo. Pensando nisso, conversamos com a Cooperseli, cooperativa que faz a coleta de resíduos aqui do município de Ilha Solteira, para entender como funciona o trabalho deles e de que forma devemos contribuir. Então, se você ainda não separa seu lixo, ou tem dúvidas, continue a leitura, vamos te mostrar como é simples ajudar na reciclagem aí da sua casa.
Como você pode contribuir para a coleta seletiva

Para você, caro leitor, ser um cidadão consciente e reciclar não precisa pegar o que iria jogar no lixo, juntar uns materiais de artesanato e transformar tudo em uma extraordinária obra de arte (mas se quiser, pode). O seu papel nisso tudo é separar o lixo e colocar para a coleta. Sim, isso já é um bom começo.
“Mas, como eu vou saber o que é reciclável ou não?”
A maioria dos produtos inorgânicos são recicláveis e você só precisa separar do lixo orgânico. Para te ajudar vamos indicar um exercício simples: quando for descartar algo, olha bem pra ele, se for seco vai para a reciclagem, se for molhado, úmido ou derivado de um ser vivo, vai para o lixo orgânico.
Também não precisa ter várias lixeiras coloridas. Tenha na sua casa a lixeira convencional que já usa e uma para o descarte de recicláveis (pode ser até uma caixa de papelão, por exemplo).
O que NÃO vai para a reciclagem: Absorventes, agulhas, fraldas e papel higiênico. Também papéis engordurados e sujos de comida. Todo o restante deixa para a coleta e os trabalhadores responsáveis vão separar da maneira necessária.
IMPORTANTE: Para tudo o que for vidro (quebrado ou não) ou que pode machucar alguém, tenha o cuidado de embalar a fim de evitar acidentes (pode ser em um jornal, papelão) e se possível, deixar algum aviso.
Não é necessário nem lavar. Segundo Anderson, da Cooperseli, antes de começar o processo de reciclagem é feita a lavagem correta. Mas, se você tiver um tempinho recomendamos higienizar, para evitar mau cheiro e pequenos animais, fungos e bactérias. E ainda facilitar o trabalho de quem vai manusear esses materiais!
Agora é com eles

Quem recolhe os resíduos que você descarta são pessoas que trabalham para a prefeitura da sua cidade ou uma cooperativa. Em alguns lugares existem pontos de coleta em que você mesmo pode levar.
Fique atento para saber os dias em que ocorre a coleta no seu bairro, para não ocorrer enganos.
A Cooperseli faz esse serviço, aqui em Ilha Solteira, a partir das 18 horas. Eles trabalham hoje em 17 pessoas, divididos em quem faz a coleta e quem trabalha na triagem.
Quando o material chega da coleta, dois funcionários começam separando os vidros e jogam o restante em uma esteira de elevação e tudo vai sendo despejado em uma concha. A partir daí, os resíduos vão passando por uma esteira em que outros funcionários fazem a triagem e separam tudo em “bags” de acordo com o tipo de material (garrafas pet, caixa de leite, etc.). Depois são prensados em grandes fardos e separados para vender para as empresas que vão transformar tudo em matéria-prima para novos produtos.
Como você pode perceber, a reciclagem é uma pratica simples, e extremamente importante para não piorar a situação preocupante que vivemos em relação a poluição.
Se você não é de Ilha Solteira e não sabe se existe coleta seletiva na sua cidade, recomendamos conversar com a prefeitura para se informar. Se não existir nenhuma forma de coleta onde você mora, ou se sua realidade não permita que você recicle, tudo bem, o importante é fazermos o que podemos e está ao nosso alcance.
Ainda existe a possibilidade de repensamos nosso consumo, diminuir a compra de produtos que não são sustentáveis, optar por embalagens que podem ser reutilizadas em casa ou que são feitas de papel, entre outras atitudes simples que fazem toda a diferença. Em todo caso, devemos sempre nos informar e cobrar das autoridades que são encarregadas de atender essas necessidades!

Se você leu até aqui, muito obrigada! Ficamos muito felizes em dividir o que sabemos e levar
informações úteis para você. Somente unidos podemos diminuir os prejuízos ao nosso planeta e isso começa com pequenas atitudes, na nossa casa, escola e trabalho.
Se tiver alguma dúvida, sugestão do que gostaria de ler por aqui, ou quiser bater um papo estamos sempre à disposição, pode nos mandar uma mensagem por aqui ou nas nossas redes sociais, que estão abaixo. Até mais!
Muito interessante e agregador, parabéns pelo post <3
Conteúdo essencial, muito bem colocado!🤗